Google - Contabilidade

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TDABC - Time - Driven Activity - Based Costing

Olá amigos blogabilistas,

Em mais um pesquisa pela internet encontrei alguns trabalhos que falam sobre o TDABC, o que me chamou bastante atenção é o ano que ele foi publicado, 2001 e e o fato de não ver muitos artigos publicados descrevendo a aplicação do TDABC. Lendo alguns artigos obsrvei alguns pontos fracos no TDABC como a quantidade de informações necessárias para a formulação das  equações de tempo que expliquem satisfatoriamente os custos das atividades, além de manter o grau de subjetivismo do ABC tradicional.


Porém mesmo com seus ponto fracos o TDABC me parce um sistema que aguarda o amadurecimento das técnicas utilizadas para a equação de tempo. Caso apareça algum Albert Ainstein disposto a facilitar os dados da equação e manter a ou aumentar o grau de satisfção de rateio dos custos, provavelmente será o próximo Kaplan do século XXI. 


Fica o desafio a nos contadores pesquisadores resolver esta matematica e desenvolver o modelo 2.0 do custeio ABC.

Interessados no desafio, por favor mandar e-mail com o assunto Estudo TDABC.

toledo.renan@hotmail.com

2 comentários:

  1. Renan,

    Temos usado o TDABC num projeto de custo. É um sistema fácil de calcular e os resultados são interessantes. Para algumas situações, é o sistema mais indicado (exemplo: organizações que atendem ao público).

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação Professor Cesar Tibúrcio,

    Dentre os artigos que observei o comportamento do TDABC, encontrei um sobre: Aplicação do Time-Driven ABC em uma empresa varejista. E gostaria de elaborar um artigo associando o TDABC ao len management no comercio atacadista de alimentos.

    Penso que, associando o TDABC ao lean management, poderemos encontrar os maiores desperdícios nos processos e melhorar a rotina de logística da distribuidora.

    Ainda não sei dizer se é possível tal aplicação, gostaria da vossa opinião sobre o assunto, a fim de melhorar a aplicação do método TDABC nas empresas de comercio.

    Novamente agradeço a vossa participação.

    Renan Toledo

    ResponderExcluir

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.