Google - Contabilidade

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

14º ERECIC SÃO LUIS - 2011

Olá blogabilistas,

 Gostaria de convidar todos vocês para participarem de um grande evento que ocorrerá em São Luís - Maranhão, segue programação:




Contabilidade: Uma Ciência Social
21 a 24 de Abril/2011
UFMA e Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana
Palestras, Mini-Cursos, GD’s, Artigos Científicos, Apresentações Culturais, Festas.


PALESTRA MAGNA – “Contabilidade: Uma Ciência Social”
Descrição: A Contabilidade é uma ciência social que busca explicar e interpretar os fatos que modificam a riqueza da sociedade, utilizando os conhecimentos da própria ciência e com o auxílio de outras.  Absorve as diversas influências sociais, ambientais e tecnológicas, passando a oferecer informações com o objetivo de alcançar o interesse da sociedade, satisfazendo, assim, as exigências dos seus usuários e adaptando-se aos novos tempos. Sua evolução se dá ao mesmo tempo em que a sociedade evolui.

PALESTRA I –"Balanço Contábil das Nações e a realidade do Brasil diante das mudanças climáticas globais"
Descrição:As empresas que ainda estão fortemente orientadas para a maximização da riqueza dos acionistas (bottom line) muito provavelmente terão dificuldades para se adaptarem aos novos desafios e oportunidades do século XXI. Este tema foca a realidade do Brasil diante de todas as nações e o papel que poderá assumir na criação de um modelo sustentável e que contemple não apenas ações economicamente viáveis, mas também socialmente justas, ambientalmente corretas e culturalmente compartilhadas (triple bottom line).

Palestra II -  “Contabilidade, o Tributo e a Cidadania”
Descrição: É um arcabouço histórico que enfatiza e descreve a presença do tributo e seu efeito social em diversas épocas, com destaque à realidade brasileira, trazendo fatos e curiosidades pouco retratadas nas salas de aula e nos livros. A Antiguidade e a Modernidade também são comparadas, estabelecendo-se as diferenças das concepções e finalidades do tributo ao longo do tempo. Além disso, são apontadas características que o tributo adquire no Estado Moderno e, em busca de uma resposta diante de tantas tentativas, é exposto o PNEF, ressaltando seus atributos e que os governantes e o povo ainda não são conscientes do fundamental papel que os tributos exercem nesse período e sua contribuição para a Cidadania.

PALESTRA III – “A Contabilidade na Era do Conhecimento:Mensuração do Capital Intelectual”
Descrição: O capital Intelectual, que consiste em conhecimento aliado à inteligência como fator de produção, é de difícil mensuração e ainda não registrado pela contabilidade. Em sua composição situam-se o capital estrutural, o capital relacional e o capital humano ( segundo modeloIntelect), tidos como intangíveis e de aparência abstrata, o que tem dificultado sua quantificação e, conseqüentemente, seu registro. Isso se dá diante de sua má interpretação, que pode trazer informações totalmente distorcidas da entidade, comprometendo tanto suas decisões internas quanto as externas.

PAINEL – “A Gestão Contábil no Esporte Nacional: Enfoque nos clubes do Futebol Brasileiro”
Descrição: Após seis anos de publicação obrigatória de balanços pelos clubes de futebol no Brasil, ainda são cometidas graves faltas no que tange a obediência aos princípios e regras contábeis.  A falta de reservas para fazer frente a disputas trabalhistas e fiscais e situações esdrúxulas como falta de controle sobre os bens do clube e o registro da marca no patrimônio consiste em principais restrições dos auditores. Aliás, a contabilidade ainda engatinha para os dirigentes dos clubes.

PALESTRA MOTIVACIONAL
Descrição:Objetiva motivar os encontristas, mostrando quais são os novos desafios das empresas e profissionais, o perfil das pessoas de resultado e por que algumas pessoas vencem e outras não.

MINI-CURSOS
1. O contador e sua contribuição na formalização do empreendedor individual;
2. Elaboração e análise de projetos;
3. Os principais aspectos da convergência internacional das normas de contabilidade;
4. Auditoria independente no novo contexto internacional;
5. A prática contábil dos cálculos trabalhistas;
6. Elaboração e análise do balanço social;
7. Nota fiscal eletrônica.

GRUPOS DE DISCUSSÃO
1.A Influência das Redes Sociais na vida do homem;
2. Exame de Suficiência e a valorização do profissional contábil;
3. Atualização da Grade Curricular do Curso de Ciências Contábeis;
4. Sistema de Cotas nas Universidades Públicas;
5. O papel do MECIC na formação do profissional de Contabilidade;
6. Pré-Sal e Educação;
7. A contabilidade como instrumento de inclusão social;
8. A Ética na profissão contábil;
9. Os meios de fiscalização da administração pública pela sociedade.

Mais informações no site www.erecicsaoluis.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.