Google - Contabilidade

terça-feira, 23 de março de 2010

Avaliação do valor justo

A mensuração do valor justo é um dos pontos que gera maior polemica nos últimos anos no meio contábil, pois para muitos estudiosos da contabilidade este tema abre precedentes para análises subjetivas do que é valor justo.

Estão demonstradas abaixo algumas técnicas de avaliação que são utilizadas para o valor justo:

A abordagem de mercado preza pela comparação de ativos e passivos idênticos no mercado, a bolsa de valores é um bom exemplo de demonstrar o quanto vale os ativos de uma empresa.

A abordagem da renda esta já aborda a conversão de valores futuros, como, por exemplo, fluxos de caixa para um único valor presente (descontado).

A abordagem de custo por sua vez trabalha com o valor necessário para repor um determinado ativo, por exemplo, o preço justo para determinado item tem que ser o suficiente para que a empresa vendedora do item possa adquirir um idêntico como reposição.

Dentre estas técnicas de avaliação do valor justo a mais difundida é a de mercado, contudo não impede que uma empresa utilize as demais técnicas.

Estas técnicas de avaliação devem constar nas notas explicativas ou relatórios gerenciais das empresas, devido existir em algumas vezes um certo grau de subjetividade.

Estas informações precisam ser verificáveis, proporcionado uma maior confiança dos agentes externos (clientes, investidores entre outros), principalmente quando se referem a S/As de capital aberto.

Irei abordar ainda nos próximos dias sobre valor justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.