Google - Contabilidade

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Setor de serviços mostra sinais de fraqueza e tem retração em maio

Olá Blogabilistas!


O setor de serviços, que vem sustentando o modesto crescimento da economia brasileira nos últimos dois trimestres, deu sinais de fraqueza em maio.

Segundo um indicador calculado pelo HSBC e pela consultoria Markit Economics, a atividade do setor caiu no mês passado pela primeira vez desde julho de 2009.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) recuou de 54,4 pontos em abril para 49,7 em maio. Resultados abaixo de 50 pontos indicam retração do setor.

Segundo o economista-sênior do HSBC, Constantin Jancso, esse resultado preocupa porque o setor tem sido uma das principais fontes de dinamismo da economia.

Com a queda da atividade de serviços em maio, HSBC e Markit estimam que o setor privado se contraiu no mês passado pela primeira vez desde setembro de 2011. O PMI da indústria, divulgado na última semana, já tinha indicado retração no setor pelo segundo mês seguido.

"O segundo trimestre está bastante fraco. Os dados não mostram uma recuperação em relação ao primeiro trimestre, pelo contrário, mostram até uma desaceleração da economia", afirma.

Para Jancso, há sinais cada vez mais fortes de que o PIB (Produto interno Bruto) vai crescer menos neste ano do que em 2011, quando a expansão ficou em 2,7%.

"Parece que o marasmo da indústria está se espalhando para o setor de serviços."

A pesquisa PMI, feita mensalmente com 350 empresas de serviços e 450 da indústria, mede a evolução dos novos negócios, o otimismo e a contratação das companhias.

Os dados de maio mostram que houve demissão no setor industrial, enquanto as empresas de serviços continuaram gerando novos postos de trabalho, mas em ritmo menor do que há seis meses.

CONFIANÇA MENOR
O desaquecimento do setor de serviços também aparece em outra pesquisa divulgada nesta semana. Anteontem, a FGV mostrou que a confiança do setor atingiu em maio o seu menor nível desde agosto de 2009.

Essa piora foi influenciada, principalmente, pelo otimismo menor com relação aos negócios nos próximos meses.

Segundo o coordenador de sondagens conjunturais da FGV, Aloisio Campelo, o maior recuo da confiança ocorreu no segmento de serviços prestados às famílias.

Na sua avaliação, o forte aumento dos preços de itens como restaurantes, salões de beleza, hotéis e reparos em geral nos últimos anos pode ter refreado a demanda.

Além disso, ele observa que o consumidor está mais cauteloso com seu orçamento, seja porque seu endividamento aumentou nos últimos anos, seja porque o cenário econômico aqui e lá fora está mais nebuloso.

"Isso se reflete também no comércio. Os segmentos que dependem diretamente do aumento da renda, como supermercados, vestuário e calçados, tem mostrado mais otimismo que aqueles que dependem mais do crédito."

Ontem, a FGV mostrou uma recuperação da confiança dos empresários do comércio em maio, mas nos segmentos de motos, automóveis e material de construção a confiança voltou a recuar.
Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.