Google - Contabilidade

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FENACON apoia a adoção das IFRS para PMEs

Olá Blogabilistas!

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, participou, juntamente com o vice-presidente institucional da entidade, Irineu Thomé, na manhã desta terça-feira, da reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs, na sede do CFC, em Brasília (DF).

Pietrobon fez uma breve explanação dos trabalhos que estão sendo realizados pela Fenacon, tais como a Lei Geral da Micro Empresas; condomínios, mesmo não tendo personalidade jurídica que entrem no Simples; entre outros. 

Na oportunidade, Pietrobon falou sobre o processo de adoção das IFRS para PMEs. "Eu fiquei muito triste porque estão veiculando que a Fenacon é contra a contabilidade. Muito pelo contrário, se dependesse de mim, não teria uma empresa sem contabilidade neste país", diz Pietrobon, referindo-se à adoção das IFRS para PMEs.

Juarez, em seguida, fez um esclarecimento sobre as IFRS para pequenas e médias empresas. O presidente relembrou a visita do presidente da Fenacon, na metade de 2011, quando foi entregue um pedido da Fenacon para que fosse flexibilizado o prazo para  adoção das IFRS para PMEs. A partir de então, o CFC realizou estudo técnico para posterior discussão. "Tenho certeza de que a Fenacon não é contrária à adoção das IFRS. Outro ponto que quero ressaltar é que o CFC esta realizando um trabalho orientativo, e não de fiscalização ostensiva, com todos os profissionais sobre as IFRS para as PMEs", esclarece o presidente da CFC. 

Uma crítica "equivocada" e "distorcida" em relação à adoção das Normas Internacionais de Contabilidade, feita por um pequeno grupo de contabilistas, foi publicada em alguns jornais do país. O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, lamentou o ocorrido. "Esta manifestação é um retrocesso e não condiz com o trabalho que está sendo realizado em prol da classe contábil brasileira", afirmou Juarez.Ao final da reunião, o CFC convidou a Fenacon para participar de uma comissão, que irá tratar do processo evolutivo da adoção das IFRS para PMEs. Os trabalhos da comissão estão previstos para começarem ainda neste ano.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.