Google - Contabilidade

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Implementação das IFRS na América Latina é um dos temas de Conferência em São Paulo

Olá Blogabilistas!

No dia 27, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e presidente do Glenif, Juarez Domingues Carneiro, falou sobre a Implementação das normas IFRS na América Latina aos participantes da Conferência IFRS, realizada em São Paulo. Carneiro destacou o trabalho do Glenif, que dará voz à América Latina junto ao IASB (International Accounting Standards Board), e que por meio da troca de experiências, auxiliará na adoção das IFRS nos países em diferentes estágios da adaptação.

Ainda hoje é difícil saber efetivamente como está esse processo e o grupo buscará dados atuais sobre cada País a fim de obter um posicionamento harmônico. O Brasil assumiu esta tarefa, que requer muito trabalho e responsabilidade, com o apoio incondicional dos países integrantes do Glenif.

O respeito à autonomia de cada país foi outro ponto citado por Carneiro, Se determinado tema não tiver um consenso de todos aqueles que integram o grupo, nada impede que o país eventualmente encaminhe o seu posicionamento junto ao IASB, afirmou, ressaltando a transparência do trabalho realizado pelo organismo composto por 12 países.

 O presidente do IASB, Hans Hoogervorst, que também falou no evento, demonstrou entusiasmo com a criação do grupo latinoamericano emissor de normas contábeis O Brasil tem feito um trabalho magnífico, com uma posição muito corajosa ao optar pela adoção plena às normas de forma rápida. É uma grande mudança, definiu.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.