Lendo sobre o assunto para ajudar uma amiga em sua monografia, me deparei com a comparação entre as teorias de pesquisa normativa e positiva. A primeira e mais antiga tem como principal objetivo mostrar para a contabilidade o que deve ser feito ou quais os procedimentos devem orientar a prática contábil. Já a Positiva, que se estabeleceu a partir da década de 60, tem como perspectiva e função a informação para os diversos usuários dos relatórios contábeis, muitas vezes utilizando-se de métodos quantitativos para atingir este objetivo.
Porém, será que a contabilidade brasileira utiliza-se das pesquisas positivas dos diversos acadêmicos do país? Será que algum método estatístico discutido nos diversos anais de congressos e nas revistas especializadas são utilizadas para melhorar a informação para o usuário?
De acordo com o pouco conhecimento que tenho do mercado de contabilidade do país, acredito que não. Em minha opinião, é remota a possibilidade que um dos diversos escritórios existentes no Brasil, tenha um profissional que pare momentaneamente suas atividades para atendimento ao fisco, para estudar algum artigo e verificar a sua aplicabilidade em alguma empresa que está aos seus cuidados. Um cliente que deseja, por exemplo, ter o conhecimento de que os seus gastos estão de acordo com as perspectivas de sua empresa. Será que o contador irá aplicar conhecimentos de Regressão Linear, DEA ou outro método estatístico?
Enquanto a Contabilidade do Brasil estiver pautada para o Fisco, a Teoria Positiva não encontrará uma aplicabilidade direta com a utilização dos dados contábeis na maioria das empresas do país. Pois, existe um receio tanto do profissional em contabilidade quanto do administrador da entidade em inovar e utilizar esses estudos para uma melhor avaliação do desempenho empresarial. Para isso, é necessário que a academia adentre ao mercado de alguma forma, trazendo para o ambiente externo da universidade esses estudos, e consequentemente evoluindo o pensamento teórico e a sua aplicação, além de convencer os profissionais do mercado. Não sei como isso pode acontecer (ainda)... Alguém tem escrever um artigo com este objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor informe seu nome ou apelido!
A equipe do Blogabilidade agradece.