Google - Contabilidade

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Teoria das Restrições (TOC), Filme A Meta

Olá amigos Blogabilistas,

Abaixo está um vídeo que traduz o pensamento da TOC, Teoria das Restrições ou Theory of Constraints. Segue um pouco sobre o TOC e o seus objetivos.

Surgida na década de 70, a Teoria das Restrições ou Theory of Constraints (TOC) de autoria do Físico israelense Eliyahu Goldratt, prega que toda empresa, na busca de sua meta principal que segundo ele seria ganhar dinheiro, esbarra nas restrições, que interferem no seu desempenho. 

Assim, para que empresa alcance sua meta, deve identificar e administrar os recursos restritivos, tomando decisões que explorem ao máximo a capacidade desses fatores limitantes do desempenho global. 

E, com a necessidade de medição de seus indicadores de desempenho específicos, a TOC apresentou a contabilidade de ganhos, que analisa as decisões possíveis sob o enfoque da melhor utilização dos recursos limitantes do sistema e, de qual seria o real impacto dessa decisão na lucratividade da empresa.

Fonte: Análise decisorial via teoria das restrições e contabilidade de ganhos versus método de custeio abc: estudo de caso em uma empresa do ramo de compensados de madeira. Por: HOSS, Osni e Cleonice Parise Grespan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.