Google - Contabilidade

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Comunicado Deloitte - Sobre o Grupo Carrefour

Sobre o Grupo Carrefour

6 de dezembro de 2010

Matérias têm sido veiculadas na imprensa a respeito do Grupo Carrefour e que envolvem o nome da Deloitte. Essas notícias aventam, inadvertidamente, ocorrência de “rombos” nas demonstrações financeiras do Carrefour auditadas pela Deloitte Brasil, o que veementemente refutamos.

Assim, vimos a público esclarecer os fatos relacionados a esse assunto que são de nosso conhecimento até o momento.

Conforme nota à imprensa publicada pelo Grupo Carrefour na França, em 30/11/10, será contabilizado como despesa não operacional no exercício corrente valor que pode atingir € 550 milhões.

A nota menciona que esse valor é composto de ajuste no cálculo de depreciação, provisão para baixa de estoques, valor de provisões para contingências trabalhistas e fiscais, baixa de bonificação de fornecedores e depreciação de ativos intangíveis.

A Deloitte esclarece que todos os procedimentos requeridos foram aplicados na auditoria das demonstrações financeiras de 2009 e de anos anteriores do Carrefour do Brasil, incluindo (i) a obtenção formal, junto aos advogados responsáveis, de avaliação e valoração dos riscos envolvidos nas causas trabalhistas e fiscais da empresa para embasar os valores que foram provisionados pela Administração; (ii) avaliação de impairment de ativos por profissionais especializados; (iii) avaliação da necessidade de provisão para baixa de estoques; e (iv) demais procedimentos julgados necessários nas circunstâncias.

Todo o valor, conforme a nota divulgada pelo Grupo Carrefour, será lançado no resultado de 2010. Portanto, não afeta as demonstrações financeiras de anos anteriores auditadas pela Deloitte, uma vez que se referem, principalmente, a mudanças de estimativas contábeis definidas pela Administração.

O valor explicitado na nota elaborada pela Administração do Carrefour ainda não foi auditado pela Deloitte e não temos como nos manifestar sobre ele neste momento.

Quanto à notícia de que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) iniciará fiscalização sobre o assunto, a Deloitte informa que já solicitou que tal procedimento seja iniciado imediatamente e realizado com celeridade para que fiquem corroboradas a qualidade de seu trabalho de auditoria no Carrefour e as afirmações feitas acima.
Site oficial

Contate-nos

Fonte: Deloitte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor informe seu nome ou apelido!

A equipe do Blogabilidade agradece.