No próximo dia 28 de outubro, a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) lança o Manual de Contabilidade: IRS/CPC – Adoção Inicial e Ativos Intangíveis. A obra, que foi elaborada por uma equipe internacional de profissionais da PwC, pretende esclarecer pontos-chave da nova linguagem contábil global, sua utilidade e o processo de convergência com o padrão brasileiro de contabilidade.
As normas internacionais IFRS (International Financial Reporting Standards) já estão em vigor e padronizam as regras de contabilidade mundialmente.
No manual, a elaboração de demonstrações financeiras, condições para reconhecimento de Ativos Intangíveis, assim como o seu valor contábil e os requisitos para sua divulgação. A obra, especializada em IFRS, visa ser uma fonte de informações para todos os profissionais envolvidos na preparação e análise de demonstrações contábeis e prepara os estudantes que chegam no mercado de trabalho.
Fonte: IG Economia
Nota Blogabilidade:
Com certeza esse é um novo nicho de mercado para os contadores e quem não se adequar as novas mudanças será engolido.
Vamos a luta!
Olá Rodrigo,
ResponderExcluirVenho acompanhando seus posts e vejo que estás buscando sempre manter-se atualizado. Parabéns, o Blogabilidade agradece!
Abraço,
Eduardo Varela.
Muito obrigado pelo reconhecimento Eduardo. Muito gratificante em ver as suas postagens no blog, isso desperta no profissional o interesse de alavancar a nossa classe, fazendo com que deixe de ser uma ferramenta mecânica e sim uma ciência da informação.
ResponderExcluirEstou muito feliz em fazer parte do blog. Agradeço a Renan Toledo pelo convite e a toda equipe do blogabilidade
Vamos a luta!
Tenho cerca de 50 dias pra elaborar minha monografia, e defini o tema "Vantagens e desvantagens da adequação do IFRS para PMEs", querendo abordar o assunto de forma geral, ou seja, vantagens e desvantagens para todos os envolvidos neste processo, mas encontro dificuldades. Vcs poderiam me ajudar, dar uma luz, em como eu poderia abordar o tema, e se é possível abordá-lo, enfim..alguma ajuda. grato desde já. meu email: libiogalvao@gmail.com
ResponderExcluirPrimeiramente obrigado pela visita. Com certeza Libio, somos uma equipe onde nosso objetivo é compartilhar as informações. Mandaremos alguns tópicos para seu e-mail em breve.
ResponderExcluirAtenciosamente,
Blogabilidade.
Líbio,
ResponderExcluirPara uma abordagem mais prática, sugiro que faça a escrituração contábil de um empresa PME seguindo o novo padrão sugerido pelo CPC. Dessa forma encontrarás as respostas para a sua dúvida tais como:
- Se minha empresa possui empréstimos altos para aquisições de ativos, é viável seguir o CPC-PME, levando a resultado todos os juros?
- Quais as dificuldades em implantar os testes de recuperabilidade dos ativos da empresa?
- Quais serão as mudanças no reconhecimento das receitas da entidade?
- Os bancos e demais credores do mercado aceitarão solicitações de empresas que não escrituram a contabilidade seguindo os novos padrões contábeis?
- Serão necessárias muitas mudanças para as informações declaradas ao fisco?
Bem, estes são só alguns exemplos a serem abordados em sua pesquisa.
Continuamos a disposição para maiores esclarecimentos.
A equipe Blogabilidade deseja-lhe sucesso em seu projeto!
Um forte abraço,
Eduardo Varela