"Emitimos este documento de discussão para reunir as informações que precisamos para criar um plano realista de baixo custo para a transição para as novas normas," afirma F. Seidman, conselheiro do FASB, em um comunicado à imprensa.
O FASB quer a contribuição das partes interessadas sobre a quantidade de tempo e esforço que serão envolvidos na aprendizagem e sobre a transição para as novas exigências, se as normas devem ser adotadas ao mesmo tempo ou seqüencialmente ao longo de vários anos, e se as diferentes datas de vigência deverão ser apropriadas para diferentes tipos de empresas.
O documento de discussão, "Effective Dates and Transition Methods" (Datas de Efetividade e Médotos de Transição, em tradução livre) , refere-se aos projetos de convergência a seguir:
- A contabilização dos instrumentos financeiros e as revisões para a contabilização de instrumentos derivativos e operações de hedge, incluindo a compensação de instrumentos financeiros (minuta emitida em maio de 2010);
- Reconhecimento de receita: receitas de contratos com clientes (minuta emitida em junho de 2010);
- Arrendamentos mercantis (minuta emitida em agosto de 2010);
- Apresentação das demonstrações financeiras (incluindo operações descontinuadas) (minuta ainda não emitida);
- Contratos de seguro (documento de discussão emitido em setembro de 2010), e;
- Resultados abrangentes (minuta emitida em maio de 2010).
Para verificar o status dos projetos, visitar o site do FASB (fasb.org).
O documento de discussão ciat que o FASB planeja fazer diversas melhorias específicas para o U.S. GAAP para o próximo ano (por exemplo, a mensuração do valor justo e sua divulgação). Essas novas exigências incluirão disposições de transição e datas de vigência com base na avaliação do FASB. O órgão americano poderá reconsiderar e alterar as decisões em função dos comentários que ele receber sobre este documento de discussão (no caso, o Effective Dates and Transition Methods).
Fonte: Journal of Accountancy (tradução livre do artigo "FASB Seeking Input on the Costs of Convergence")
Nota Blogabilidade:
- O texto mostra a disposição do FASB em convergir ao padrão IASB, porém não cita sobre a posição do órgão em relação aos instrumentos financeiros e o reconhecimento das receitas, o que pode atrasar os planos do processo de migração;
- Interessante a convocação dos usuários para dar sugestões sobre os prazos e métodos das mudanças decorrentes da convergência, demonstra uma certa sensibilidade do órgão para com o mercado. Ao contrário do que ocorreu no Brasil, onde o CPC e a CVM aprovavam um Pronunciamento e só depois prorrogavam sua efetivação, provocando um desconforto aos Contadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor informe seu nome ou apelido!
A equipe do Blogabilidade agradece.