A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai disciplinar a divulgação voluntária, pelas companhias de capital aberto, do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Lajida ou Ebitda, na sigla em inglês) e do lucro antes de juros e imposto de renda (Lajir ou Ebit, na sigla em inglês).
A autarquia colocou hoje, em audiência pública, a minuta de uma nova instrução sobre a divulgação dessas informações de natureza não contábil.
“Após observar o uso generalizado, pelas companhias abertas, de informações de natureza não contábil, sobretudo o Lajida e o Lajir, geralmente apresentadas com o relatório da administração, em prospectos de ofertas públicas e notas explicativas, a CVM coloca em audiência pública minuta de instrução com o objetivo de tornar essas informações mais claras”, diz a CVM em nota.
Segundo a CVM, essas informações costumam ser elaboradas “de forma peculiar” pelas companhias, o que dificulta o seu entendimento e a sua comparabilidade.
“Com o intuito de melhorar o nível de compreensão dessas informações e torná-las comparáveis entre as companhias abertas, a CVM pretende editar Instrução, acompanhada de Nota Explicativa, em que estabelece os parâmetros para o cálculo do Lajida e do Lajir e os critérios para a sua divulgação.”
Com isso, a CVM espera padronizar o cálculo do Lajida e do Lajir, considerando apenas “os valores apresentados nas demonstrações contábeis, não podendo ser excluídos os itens não recorrentes, não operacionais e os relativos às operações descontinuadas”.
O prazo para envio de sugestões e comentários sobre a nova instrução vai até 18 de novembro.
Fonte: Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor informe seu nome ou apelido!
A equipe do Blogabilidade agradece.